Otimização de Sites – SEO

Otimização de site | SEO

A otimização de sites, serviço que também é conhecido como SEO ou Search Engine Optimization, consiste nas técnicas utilizadas para que o posicionamento de uma página ou de um site melhore nas SERPs (Search Engine Result Pages, ou páginas de resultados dos motores de busca).

Em outras palavras, a otimização de sites visa aplicar técnicas de SEO comprovadamente eficientes para que o seu site tenha maior evidência nas pesquisas feitas na internet.

Essa otimização já existe há bastante tempo: os primeiros sinais de sua existência datam de meados dos anos 90, que é quando o Yahoo (1994) e o Google (1997) começaram a existir e mudaram a forma com a qual os sites eram indexados na internet.

De lá para cá, a evolução do SEO foi massiva. Surgiram técnicas novas, algumas antigas foram abandonadas e as atualizações foram constantes, até que nós chegássemos ao estágio que vemos hoje em dia.

Por Que Você Pode (e Deve) Otimizar o Seu Site?

A cada dia que passa, a concorrência na internet aumenta. São mais e mais empresas que atuam no mesmo segmento que o seu e, consequentemente, se tornam concorrentes da sua marca.

Um dos preceitos do marketing digital, em especial do inbound marketing, é que não são mais as empresas que vão atrás de seus clientes, mas o contrário: os clientes procuram pelas empresas. Logo, você precisa estar preparado para ser encontrado.

Seja qual for o segmento da sua empresa, existem pessoas procurando pelos produtos e serviços que ela oferece. Por isso, nesse exato momento, você pode estar perdendo clientes!

É para mudar essa situação que você deve contar com as melhores técnicas e implementações de SEO em seu site, para estar totalmente preparado para ocupar as primeiras posições dos mecanismos de busca de forma orgânica, ou seja, sem ter que comprar termos, diferente do que acontece com os links patrocinados do Google Adwords.

Por Que Escolher a Agência M.SEO Para Otimizar o Seu Site?

O serviço de otimização de sites deve ser feito de total acordo com as diretrizes do Google e de outros mecanismos de busca. Caso seja utilizada alguma técnica que foge a esses critérios, o site pode sofrer sérias penalizações, que ao invés de subir nas posições, cairá drasticamente.

Por isso, é essencial que você conte com uma empresa especializada e experiente no assunto, que seja referência em SEO e possa te proporcionar resultados reais e tangíveis.

A Agência M.SEO atende a todos esses requisitos. Há mais de 10 anos no mercado, nós contamos com uma equipe técnica formada por profissionais altamente capacitados, que realmente entendem do assunto.

Nosso objetivo é sempre o de gerar os melhores resultados aos nossos clientes, para que eles não apenas tenham um aumento no número de visitas, mas sim de conversões, que é o que realmente interessa.

Quais São os Principais Objetivos das Técnicas de SEO em um Site?

As técnicas de otimização de sites, como o próprio nome denota, visam fazer com que seu site esteja perfeitamente preparado para atingir melhores posições nos buscadores. Assim, as chances de que os usuários acessem as páginas do seu site aumentam muito.

Porém, o SEO não para por aí. Depois de o usuário acessar a página, ele deve encontrar um site responsivo, que funcione perfeitamente em dispositivos móveis, de fácil navegação, rápido tempo de carregamento, com conteúdos bem dispostos, imagens otimizadas e várias outras otimizações.

Tudo isso serve para duas coisas: tanto para melhorar a usabilidade do usuário quanto para que o Google entenda que aquele é um site mais bem construído e que consequentemente, ele merece uma posição melhor nos resultados de pesquisa, que é exatamente o objetivo.

O primeiro passo é fazer uma análise completa do site, de modo a identificar qual é o seu estado atual, não apenas na parte visual, mas principalmente na parte de códigos e implementações.

Depois dessa análise, serão levantados os pontos que precisam de melhorias, de modo a proporcionar melhores condições de ranqueamento ao site. Posteriormente, essas melhorias serão implementadas e todo o site será trabalhado.

Quais São os 10 Principais Pontos da Otimização de Sites?

Entre os vários pontos que são analisados em um site, os 10 principais são os seguintes:


  • 1 - Tempo de Carregamento: esse é um dos principais fatores de ranqueamento, já que os usuários não gostam de páginas que demoram muito para abrir. Se isso acontecer, a taxa de rejeição aumenta, e o ranqueamento cai.
  • 2 - Mapeamento de Palavras-Chave: quais são as palavras-chave trabalhadas no site? Quais devem ser elas? Assim, será possível saber em que focar os conteúdos e termos utilizados nas páginas.
  • 3 - Arquitetura do Site: a forma com a qual o site é construído faz toda a diferença para usabilidade e para a compreensão dos crawlers dos buscadores. Para tal, é necessário ter uma boa estrutura de dados e organização de categorias e páginas.
  • 4 - Análise de Concorrentes: é essencial fazer uma análise da concorrência, para saber quais são as estratégias utilizadas. Ao saber contra quem você irá competir, fica muito mais fácil planejar uma estratégia melhor.
  • 5 - URLs Amigáveis: as URLs, que são os endereços de cada página, devem ser de simples compreensão, para que o usuário e os crawlers saibam do que ela trata, ou seja, vejam um "resumo" na URL.
  • 6 - Validação de Erros 404: as páginas quebradas devem retornar um erro 404, e não qualquer outro tipo de erro, o que pode ser bastante prejudicial para o ranqueamento do seu site.
  • 7 - Título das Páginas: uma das principais etapas da otimização de sites é o planejamento do título das páginas, que é um dos principais fatores de ranqueamento para o SEO, e deve ser otimizado para que traga os melhores resultados possíveis.
  • 8 - Heading Tags: as tags H1, H2 e H3 também são fatores de ranqueamento muito importantes, e devem ser analisados de acordo com uma estratégia bem definida.
  • 9 - Otimização de Imagens: essa otimização envolve tanto o tamanho da imagem quanto seus atributos, que fazem com que ela seja indexada no Google para a palavra-chave desejada e que o usuário também possa encontrar seu site por meio de imagens.
  • 10 - robots.txt e sitemap.xml: o robots.txt é um arquivo que tem como objetivo filtrar algumas páginas para orientar os robôs dos buscadores, enquanto o sitemap.xml é um mapa do site, que lista as páginas que se deseja ver nos resultados de busca.

Em Quanto Tempo é Possível Ver os Resultados?

Os resultados da otimização de sites, mediante a aplicação de todas as técnicas de SEO, demoram um certo tempo até que possam ser verificados.

Isso acontece porque o processo não é imediato e depende das análises do Google para que comece a surtir efeito. Existem algumas técnicas que podem ser feitas para agilizar o processo, mas isso não acontece imediatamente.

Porém, dentro de 3 meses, já é possível ver melhorias reais no posicionamento das páginas do site, e o melhor de tudo, sem ter que pagar nada para o Google ou demais buscadores para que as páginas apareçam melhor posicionadas.

Essa, inclusive, é uma das principais vantagens do SEO: posicionamento gratuito das palavras-chave e, consequentemente, das páginas. Então, o processo leva um certo tempo para que surta resultados, mas depois pode se manter sem a necessidade de investir em links patrocinados.

Como os Resultados São Medidos?

Para que seja possível coletar todos os dados necessários, são feitas as devidas implementações de códigos e tags na página, que permitem que seu desempenho seja analisado através de ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console.

É possível mensurar todos os resultados da otimização de sites, de modo que o cliente possa acompanhar toda a evolução do processo.

Você quer ver o seu site nas primeiras posições do Google? Então conte com o serviço de otimização de sites, oferecido pela Agência M.SEO, e comprove como as melhores técnicas de SEO farão toda a diferença no desempenho da sua empresa na internet!