Saiba Quais São as Principais Ferramentas de SEO

O Google, ferramenta de busca mais conhecida e utilizada do mundo, foi criada no ano de 1996. No ano seguinte, o termo SEO, cujo significado é Search Engine Optimization (Otimização de Motores de Busca), passou a ser utilizado por profissionais do ramo. Essa otimização visa posicionar melhor uma página nos resultados das pesquisas dos buscadores e, para isso, existem diversas ferramentas de SEO disponíveis.

A produção de conteúdo teve seu boom entre os anos de 2013 para 2014. Nessa época, muitas pessoas chegaram a dizer que o SEO não funcionava mais, o que com certeza é uma tremenda mentira, já que muitas empresas oferecem ferramentas de SEO para essa otimização.

Para te auxiliar a obter melhores posicionamentos na SERP (Search Engine Results Page, Página de Resultados dos Motores de Busca), conheça as melhores ferramentas para análise de SEO disponíveis atualmente no mercado.

Melhores Ferramentas de SEO da Atualidade

As ferramentas estão separadas em grupos, pois cada uma atua em uma etapa diferente do processo. Veja quais são elas e passe a utilizá-las agora mesmo para otimizar seus resultados!

Ferramentas Para Pesquisa de Palavras-Chave

Pesquisar as melhores palavras-chave é essencial em uma estratégia de SEO, pois é através delas que os usuários encontrarão sua página. Algumas excelentes ferramentas de SEO para essa finalidade são as seguintes:

Keyword Planner – AdWords

Essa ferramenta é gratuita e disponibilizada pelo próprio Google em sua plataforma de anúncios, o AdWords. Seu principal intuito é auxiliar no planejamento de campanhas de links patrocinados, mas nada impede que ela tenha um lugar entre as ferramentas de SEO, sendo utilizada inclusive por profissionais desse ramo.

No Keyword Planner, é possível ver o volume de buscas de uma palavra-chave e seu nível de competitividade e receber sugestões de palavras similares. É importante lembrar que seu uso deve ser feito apenas para obter um panorama, já que ela se trata de uma ferramenta de compra de mídia e os dados terão esse nicho como base.

Übersuggest

Sempre que é feita uma pesquisa no Google, seu algoritmo oferece sugestões com base naquilo que já foi digitado. Por exemplo, se for buscada a palavra “fone de ouvido”, como a maioria das pessoas digita o termo “bluetooth” em sequência, a sugestão do Google será “fone de ouvido bluetooth”.

A função do Übersuggest é exatamente essa. Assim que é digitada uma palavra-chave, a ferramenta mostrará uma série de sugestões, o que torna a seleção de uma palavra-chave de cauda longa mais fácil. Essa ferramenta também é gratuita.

Google Trends

Mais uma ferramenta do principal buscador, o Google Trends é uma das ferramentas de SEO importante para obter novas informações a respeito de palavras-chave que já foram definidas. É possível verificar quando uma palavra-chave teve um aumento considerável de buscas, ver como as keywords se distribuem em cada região e fazer uma comparação do volume de buscas de até 5 palavras-chave de uma vez.

Essa também é uma ferramenta gratuita.

KeywordTool.io

Outra das ferramentas para análise de SEO que utiliza o recurso de completar automaticamente as palavras-chave, embora seja mais segmentada: é possível obter até 750 sugestões, em mais de 80 línguas e quase 130 domínios do Google. Para facilitar, as sugestões são ordenadas alfabeticamente.

Um dos destaques dessa ferramenta é que ela é bastante simples, prática e intuitiva. Além disso, também é gratuita.

Ferramentas Para Análise de SEO On-Page

Otimizar e corrigir tudo o que for necessário em um site é imprescindível, pois caso contrário todo o planejamento feito para o SEO será em vão. Por maior que seja a experiência e capacitação do analista de SEO, o uso dessas ferramentas é muito importante, pois elas analisam detalhes e informações minuciosas que podem passar despercebidas. Veja quais são as melhores:

Screamingfrog

O Screamingfrog é uma das ferramentas para análise de SEO mais completas e reúne uma série de funcionalidades. Algumas delas são as seguintes:

  • Visualização das URLs para sua posterior otimização;
  • Localização de erros de rastreamento;
  • Localização e avaliação de conteúdos;
  • Otimização de imagens;
  • Simulação da snippet utilizada pelo Google;
  • Análise dos links internos e externos utilizados;
  • Localização de conteúdos duplicados;
  • Checagem da velocidade com a qual uma página é carregada;
  • Detecção das páginas que não estão indexadas;
  • Criação e otimização do sitemap.xml.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita do Screamingfrog, embora com algumas restrições. Na versão paga da ferramenta, todas podem ser utilizadas de forma ilimitada.

Google Search Console

O Google Search Console, conhecido como Webmaster Tools até o ano de 2015, é uma ferramenta que deve ser utilizada em todos os sites, já que faz uma análise bem profunda e detalhada. Além de ser gratuito, o Search Console é do próprio Google e trabalha com bastante eficiência em conjunto com o Google Analytics.

Sua atuação também se dá intermediando o contato entre o analista de SEO e o Google, já que são emitidos avisos ao usuário em casos de penalidades ou informações relevantes sobre o site.

Ferramentas Para Análise de SEO Off-Page

A principal finalidade das ferramentas para análise de SEO off-page é levantar informações a respeito do Link Building, que é um fator muito importante e que pode alavancar um site a posições muito melhores nos resultados de busca do Google e de outros motores de busca, atuando inclusive como um nível de sua autoridade.

Quanto mais sites referenciarem outros sites através de links, maior relevância o Google transmite a ele. Por isso, o SEO off-page também é imprescindível. Veja as ferramentas mais indicadas para isso:

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta paga, mas que com certeza fará com que o investimento valha a pena. É possível ter uma análise detalhada da quantidade de backlinks de um site, bem como saber de onde eles vieram, qual o nível de confiança desses sites e qual foi o texto-âncora utilizado.

Além da análise de SEO off-page, o SEMRush atua como uma ferramenta completa, que permite ver o posicionamento e o desempenho de palavras-chave, escolher keywords com alto fluxo de busca e ter informações a respeito da publicidade veiculada por um site. Não deixe de considerar o SEMRush como uma das melhores ferramentas de SEO da atualidade.

Ahrefs

A Ahrefs é mais uma ferramenta paga, mas excelente para a análise de backlinks e a pesquisa de concorrentes. Seu banco de dados é bastante completo e também é possível ver quantos e quais sites fazem referência a outro site, entre várias outras funcionalidades. A Ahrefs pode ser usada gratuitamente por um período de testes de 14 dias.

Aproveite Todas as Ferramentas Para Análise de SEO Disponíveis!

Todas as ferramentas de SEO que foram citadas são muito importantes e funcionais. É importante ressaltar que seu uso não substitui a função de um analista de SEO, já que esses profissionais sabem qual é a melhor forma de utilizar as ferramentas disponíveis para planejar uma estratégia de SEO da melhor maneira possível e colher os melhores resultados a partir disso.

Os comentários estão encerrados.