Google Search Console: Por Que Seu Site Deve Utilizar Essa Ferramenta

Google Search Console: Por Que Seu Site Deve Utilizar Essa Ferramenta

O Google Search Console é uma poderosa ferramenta utilizada por criadores de conteúdo e desenvolvedores de sites para otimizar o acesso ao Google. Ela pode ser aplicada em páginas dos mais variados segmentos, compreendendo desde pequenos blogs e sites de entretenimento até páginas institucionais de grandes empresas.

Agora que você já tem uma noção de qual é a finalidade do Google Search Console, podemos descobrir os muitos benefícios resultantes de seu uso, que aliados às técnicas de otimização de sites (SEO) podem resultar em ganhos não somente na exposição de conteúdos, mas também na capitalização destes sites.

Funções do Google Search Console

A principal função do Google Search Console, que até maio de 2015 era conhecido como Google Webmaster Tools, é demonstrar para o administrador indicadores sobre como a sua página será visualizada nos sistemas de indexação, de modo a possibilitar que o conteúdo seja alterado para suprir as demandas com uma maior eficiência.

Além destes indicadores, a ferramenta também demonstra uma série de outras informações relevantes para a manutenção do site e criação de novos conteúdos, como:

  • Segurança: a ferramenta conta com uma sessão exclusiva para a segurança do site, que indica algum eventual problema que o Google tenha encontrado nele, bem como sugestões que podem ser adotadas para que isso seja consertado o quanto antes.
  • Tráfego de pesquisa: esta etapa demonstra para o proprietário do site quais são os termos relevantes que levam usuários a acessar o site e também termos de pesquisa que possuem uma captação menor de acessos.
  • Aparência: com o uso desta ferramenta, é possível ver como o seu site aparece no banco de dados do Google, de modo a facilitar verificações e apontar seções que necessitam de melhorias para aumentar seu alcance.
  • Indexação: por fim, as ferramentas de indexação apresentam dados do desempenho das ferramentas automatizadas em indexar as páginas de seu site nos mecanismos de busca e indicar possíveis problemas de identificação nas palavras-chave.

Por Que o Google Search Console Permite Que o Google Visualize Seu Site?

Isso acontece pois as ferramentas automatizadas do Google utilizam este serviço para efetuar uma pesquisa rápida nas estruturas e conteúdo presentes em seu site, de modo a avaliar e inserir as páginas nas pesquisas com termos mais relevantes.

Tendo em mente que o principal motivo destas análises é a melhor alocação do conteúdo nas pesquisas, é recomendado que os proprietários das páginas efetuem as alterações necessárias para aumentar seu alcance caso as estruturas de seu conteúdo não sejam compatíveis com as diretrizes.

Qual é o Público-Alvo Dessa Ferramenta?

Todas as pessoas e empresas que tenham um site precisam contar com o Google Search Console, já que ele é essencial para a indexação das páginas nos resultados de pesquisa do buscador, o que aumenta muito as chances de que o site seja encontrado pelos usuários.

O Google criou esta ferramenta tendo em mente a experiência de usuários iniciantes e também dos avançados, o que torna possível gerenciar seu site com plenitude, mesmo sem possuir grandes conhecimentos em informática. Por isso, não há restrições para o seu uso.

Compatibilidade Com o Google Analytics

O Google Analytics é outra ferramenta utilizada no gerenciamento de páginas na web, sendo colhidos através de atividades de usuários em um determinado site, para então determinar quais conteúdos são os mais atrativos e que tipos de medidas podem ser tomadas para aumentar a retenção dos usuários.

Em conjunto com o Search Console, o Analytics aumenta exponencialmente a capacidade de retenção de um site, o que melhora seu tráfego e tempo de visualização e, consequentemente, resulta em uma maior rentabilidade através do uso da página na web.

Para clientes que desejam obter o melhor em termos de alcance, indexação e otimização de suas páginas, fazer bom uso dessas duas ferramentas é um grande diferencial para seus concorrentes, de modo a aumentar a eficiência no uso das ferramentas à disposição.

O bom uso do Google Search Console e do Google Analytics é vital para obter os resultados desejados nas estratégias de SEO, pois através da interpretação das informações, as apuradas técnicas de otimização podem ser aplicadas, de modo a eliminar qualquer código ou conteúdo que possa causar problemas para a indexação de sua página.

Se você quer obter resultados reais para o seu site, entre em contato com a Agência M.SEO e conte com uma equipe especializada em Google Search Console, que pode fazer com que o seu site apareça, organicamente, nas primeiras posições do Google!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *