4 de novembro de 2015 Denise Cocentino
Compartilhe...
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0

Pesquisa mostra envolvimento de brasileiros com seus smartphones

hands texting with mobile phones in cafe

Os smartphones estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros e são escolhidos como principal ferramenta digital no país, segundo estudo da Global Mobile Consumer Survey realizado pela Deloitte.  A pesquisa contou com uma amostra de 2.000 pessoas entre 18 e 55 anos em cinco regiões do Brasil.

De acordo com o estudo, 57% dos entrevistados possuem smartphones e verificam o celular cinco minutos depois de acordar. Os brasileiros costumam checar seus aparelhos, em média, 78 vezes ao dia. As mulheres olham o celular mais vezes, com uma média de 89 visualizações diárias. Já os homens podem ser considerados menos “viciados”, conferindo seus smartphones 69 vezes.

Por serem considerados indispensáveis no cotidiano de grande parte da população, o mobile passou a ser uma oportunidade para as empresas entenderem melhor o comportamento de seus consumidores. Para isso, companhias devem se programar para lançar tecnologias mais sofisticadas como digitalização de canais e adaptação ao digital.

Como brasileiros se conectam e o que fazem quando estão online?

Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados possuem contrato pré-pago com operadoras telefônicas. Brasileiros não costumam se fidelizar, apenas escolhem às que oferecem as melhores ofertas com preços mais baixos. Buscam também a acessibilidade e conexão com a internet. 81% dos brasileiros se conectam ao Wi-Fi, quando possível, e apenas 14% preferem ou tem acesso ao 4G como forma de conexão.

Os smartphones também são os queridinhos na hora de checar redes sociais e tirar fotografias! 55% utilizam seu celular para acompanhar mídias e 67% preferem o mobile para captar imagens. Com o surgimento do Snapchat, o aumento do compartilhamento dessa mídia aumentou, com 37% dos entrevistados tirando ao menos um click por dia!

Mesmo os aparelhos sendo utilizados também para transações bancárias, o número de pessoas que consultam dados financeiros via mobile ainda é relativamente baixo. Metade afirma acessar contas pelo menos uma vez por semana, só que apenas 17% fazem isso com uma frequência diária.

Privacidade X Publicidade

O mobile é uma ferramenta poderosa para campanhas publicitárias. 35% da amostra diz visualizar propagandas via mídias sociais, 33% checam campanhas por e-mail e 29% preferem vídeos.

Com toda globalização e alta conectividade do consumidor brasileiro, são levantadas também questões como exposição pessoal e à publicidade. 31% afirmou que compartilharia dados pessoais com empresas, contanto que pudessem escolher o que dividir. Já 17% concordaram em compartilhar informações livremente, sem censura.

Com todos esses dados em mãos, é hora das empresas apostarem em estratégias e conteúdo para mobile, aproveitando o uso dessa tecnologia para conhecer melhor seus consumidores, estabelecendo uma relação de fidelidade.

Compartilhe...
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0

Comentários

comentários

Tags: