18 de novembro de 2015 Denise Cocentino
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Black Friday 2015: Como monitorar

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos depois do dia de Ação de Graças e ficou marcada como uma sexta-feira em que marcas e lojas vendem produtos com grandes descontos. A data começou a se espalhar por outros países e vem ganhando força principalmente no Brasil. Em 2015, a BlackFriday brasileira será na última sexta-feira de novembro, dia 28.

O evento varejista é uma grande oportunidade para marcas identificarem desejos de consumidores e realizarem ações de atendimento mediante ao monitoramento nas redes sociais. Para acompanhar a Black Friday, empresas podem configurar suas buscas usando a marca que procuram com o termo Black Friday ou apenas monitorar utilizando a hashtag #blackfriday para acompanhar o assunto.

Mesmo sendo um grande dia para varejistas, é necessário tomar cuidado para não se prejudicar. Um exemplo é a hashtag #BlackFraude que viralizou ano passado como resposta à descontos inexistentes. Outra dica é ficar sempre atento à imagem da sua marca dentro do evento, respondendo comentários, mesmo que negativos e estabelecendo uma boa comunicação com o consumidor.

É interessante que marcas procurem monitorar não apenas o Black Friday, mas também a semana anterior. Assim, já é possível prever expectativas dos consumidores, quais produtos tem mais demanda e ir preparando a comunicação da empresa e ofertas para o grande dia.

Para marcas que ainda não organizaram nada para a Black Friday, a dica é começar a anunciar e realizar ações desde já! Com um plano de comunicação pertinente, o engajamento e resultados são maiores e melhores. Sendo assim, o monitoramento auxiliaria no levantamento de dados do dia, além de oferecer bons estímulos para o desenvolvimento de novas estratégias.

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