Accelerated Mobile Page (AMP) x Site Responsivo

O AMP, termo que significa “Accelerated Mobile Pages” e pode ser traduzido como “páginas móveis aceleradas”, é uma iniciativa de código aberto que tem como objetivo permitir que as páginas da internet possam ser carregadas com maior velocidade em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Características de Uma Accelerated Mobile Page

Apenas para que se tenha um parâmetro, o carregamento de uma Accelerated Mobile Page geralmente demora menos de 1 segundo e consome até 90% menos dados do que uma página convencional, o que é uma diferença massiva e pode contribuir positivamente para melhorar a experiência de uso de um site.

O Google é a empresa que lidera esse projeto, que também conta com a parceria de empresas de tecnologia e a participação da própria comunidade, com o intuito de fazer com que a internet seja ainda melhor.

Diferenças Entre Accelerated Mobile Page e Site Responsivo

Um site responsivo, também conhecido como “mobile-friendly”, é desenvolvido de modo que sua visualização seja feita de modo eficiente e confortável em dispositivos móveis, ou seja, sem a necessidade de que o usuário precise dar zoom na página ou arrastá-la para visualizar seu conteúdo adequadamente.

Embora um site responsivo tenha objetivos parecidos com o de uma accelerated mobile page, seu foco é diferente. O mobile-friendly é focado no design, de modo que o conteúdo fique organizado e possa ser visto em qualquer dispositivo, independentemente de seu tamanho ou da orientação da tela.

Já uma AMP tem seu foco principal na velocidade de carregamento, visando oferecer o conteúdo com agilidade para que o usuário não tenha que esperar por muito tempo e gastar uma grande quantidade de dados de seu pacote de internet móvel para poder utilizar a página.

Como Deixar Um Site Responsivo?

Há alguns critérios que devem ser atendidos pela página para que ela seja considerada realmente responsiva. São eles:

  • Evitar utilizar softwares que não sejam compatíveis com celulares, tablets e outros dispositivos móveis, como o Flash;
  • Utilizar um tamanho adequado de letra, que faça com que o usuário não precisa fazer um movimento de pinça para conseguir enxergar o conteúdo;
  • Fazer com que os conteúdos e imagens fiquem com o tamanho correto da tela;
  • Colocar os botões e links em posições do site que facilitem os cliques.

Como Configurar Uma Página Para Que Ela se Torne Uma AMP?

Muitas são as técnicas de otimização de códigos que devem ser utilizadas no código do site e também em seu layout para que o conteúdo seja exibido de maneira simples e instantânea. Elas devem ser desenvolvidas manualmente, já que o Google não cria a versão AMP da página automaticamente.

O site AMP Project oferece um tutorial bem completo onde constam todas as orientações necessárias para isso. Basicamente, esses passos consistem em:

  • Fazer a criação do código HTML;
  • Adicionar as imagens;
  • Modificar o layout e os estilos da página e deixá-los customizados;
  • Visualizar a página antes de ela ser publicada e depois validá-la;
  • Preparar a página para que ela possa aparecer na página de resultados do Google;
  • Fazer a publicação da página AMP.

Algumas plataformas tornaram mais fácil a criação da versão AMP de qualquer página, como WordPress, Drupal e Hatena. Mesmo que a plataforma de CMS do site seja diferente, a configuração de páginas AMP também é possível, embora possa ser um processo um pouco mais complicado.

Como as Páginas AMP Aparecem nas Redes Sociais?

Quando uma Accelerated Mobile Page é compartilhada nas redes sociais, o usuário também terá a visualização da página no formato AMP, com a mesma agilidade e eficiência.

O Facebook adotou um projeto chamado de Instant Articles, que funciona de forma bem parecida com as AMPs, diferindo apenas na hospedagem dessas páginas, que é restrita ao Facebook. Páginas AMP convencionais podem ser interpretadas por qualquer outra plataforma.

Qual das Técnicas É A Mais Recomendada Para Melhor Experiência de Uso?

É muito importante ter um site responsivo hoje em dia, já que uma grande parte dos acessos de todo o mundo é feita a partir de dispositivos móveis. Embora o conceito de Accelerated Mobile Page seja novo, é muito importante fazer sua implementação o quanto antes em todos os sites, já que a taxa de rejeição do site tenderá a diminuir muito, já que a velocidade de carregamento surpreenderá os usuários.

Além disso, quando se faz uma busca no Google a partir de um dispositivo móvel, páginas AMP aparecem com um ícone diferente, de um pequeno raio, e ficam em uma posição de destaque em relação às páginas convencionais.

Logo, a hora para implementar uma AMP e garantir que o site é responsivo é agora!

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