Saiba o Que é, e Como Funciona O Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que informa os termos mais buscados no Google por um tempo especifico. Esse tipo de informação é muito valiosa durante o planejamento de uma campanha.

Como o Google Trends Funciona?

Você terá que entrar na página do Google Trends, lá encontrará as pesquisas que foram realizadas recentemente. Rolando a página, verá um ranking com os termos mais buscados e dias da semana específicos. A ferramenta possui um filtro de informações bem amplo.

Para começar a utilizar a ferramenta Google Trends, você terá que adicionar o termo desejado, logo um gráfico será apresentado com a frequência de busca desse dado. Você também poderá alterar as categorias, que variam de:

  • Mundo – visualiza a somatória de pesquisa dos países, permitindo também que você escolha um único país:
  • 2014-presente – o Google Trends permite a busca por tempo determinado, podendo ser pelos últimos 5, 30 , 60 dias, 12 meses ou até tempos mais abrangentes, como por exemplo – 2014 até hoje;
  • Categoria – As categorias significam os segmentos da busca, por exemplo: Casa e Jardim, Comida e bebida;
  • Pesquisa na Web do Google – Pesquisas feitas na página do Google, Google Shopping, Youtube, News Search e Image Search.

Os dados são dimensionados de 0 a 100 em escala, o que permite que os números gráficos fiquem apresentados de maneira proporcional, evitando que regiões com alto volume de pesquisas sejam apontadas como as melhores classificadas sempre.

O Google Trends é um grande aliado do SEO, principalmente quando é necessário conhecer o potencial de uma frase ou palavra em relação a outras. Assim, é possível descobrir quais são os temas e assuntos mais procurados pelo seu público, o que te ajudará na criação de conteúdos. Lembre-se que quem utiliza essa ferramenta sai na frente, tem grandes chances de ser os primeiros nos seus projetos!

Os comentários estão encerrados.